A prótese dentária é um recurso muito utilizado em caso de perda total ou parcial dos dentes.

A perda total ou parcial dos dentes afeta  muito a vida de qualquer pessoa, e gera impactos direto na qualidade de vida, autoestima e até mesmo na saúde. Diversos são os fatores que podem levar um indivíduo a este quadro, seja por conta de um acidente ou até mesmo algum problema bucal. Para solucionar este tipo de problema, o paciente pode recorrer a alguns tratamentos, dentre eles a prótese dentária ou dentadura (como é popularmente conhecida).

Através da utilização deste procedimento, a pessoa consegue reabilitar o sorriso, podendo fazer a substituição total ou parcial dos dentes afetados. Vale lembrar que cada caso é um caso e a avaliação de um dentista é fundamental para determinar qual o tipo de prótese dentária  é mais indicada para cada caso. Abaixo, listamos algumas das opções disponíveis:

Prótese Total Removível

Também conhecida como DENTADURA, este tipo de prótese é indicada para pacientes que perderam todos os dentes. Ela é desenvolvida através de moldes da boca de cada paciente, para que haja um ajuste anatômico perfeito.

O uso deste tipo de prótese pode gerar em alguns pacientes uma certa insegurança por conta da fixação, porém este problema pode ser facilmente contornado com uso de cremes fixadores disponíveis no mercado. Outro ponto que demanda atenção é para a higienização da prótese, existem hoje uma variedade de produtos que auxiliam na limpeza.

Prótese Dentária Total Removível (dentadura)
Prótese Total Removível (dentadura)

Prótese Parcial Removível

Indicada para pacientes que tiveram a perda parcial dos dentes, ou seja, para aqueles que ainda possuem uma quantidade razoável de dentes na boca. Para este caso deve-se levar em consideração a boa saúde destes dentes, pois será através deles que será feito o apoio para fixação da prótese parcial.

Prótese Dentária Parcial Removível
Prótese Parcial Removível

Prótese Parcial Fixa

Este tratamento é indicado para pacientes que perderam um número pequeno de dentes, ou até mesmo um. Estas protóteses são popularmente conhecidas como: COROA ou PONTE.

No caso da ponte é necessário ao menos dois elementos dentários que serão desgastados e utilizados como apoio para a prótese que será instalada.

Veja imagem abaixo:

Prótese Dentária fixa, ponte
Prótese Fixa (Ponte)

Já a coroa é indicada quando houve apenas a perda parcial de um elemento dentário.

Veja Imagem baixo:

Prótese Dentária Fixa (Coroa)
Prótese Fixa (Coroa)

Quer saber mais sobre próteses dentárias? Leia mais em nosso Blog:

Implante ou prótese dentária: qual a diferença?

Agende a sua avaliação pelo nosso site e mantenha o seu sorriso sempre saudável:

agende sua avaliação

 

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *