Tem coisa mais linda nesse mundo do que acompanhar o crescimento de um filho? Os papais e mamães ficam super atentos em qualquer detalhe para não perder nenhum momento. Entre os vários “primeiros” dessas pessoinhas, estão os primeiros dentes. Existem muitos tabus em volta desse momento que vão desde a limpeza até o sintomas. Por isso, é importante que os cuidados sejam feitos antes mesmo do bebê nascer. A Dra. Ethieli Silveira (CRO 19631/RS) comenta sobre o acompanhamento desse processo.

Consulta Pré-natal

Saber como lidar com esse momento na vida das crianças é necessário. Por isso, se possível os pais devem buscar a orientação com o dentista antes do nascimento, para ter conhecimento da melhor maneira de agir quando essa fase chegar.

Sintomas do nascimento dos primeiros dentes

Ter determinados sintomas não é algo que está inteiramente ligado com o nascimento dos dentes. Os pais geralmente notam algumas variações no sono, febre, babar mais que o normal, mas isso ainda não foi comprovado pela ciência. É importante ressaltar que trata-se de um processo fisiológico e não deve ser feito o uso de medicação ou necessariamente procurar um médico, ao menos que a febre ou algum outro sintoma prossiga.

Cuidados com os primeiros dentes

Evite usar mordedores com água, uma vez que o bebê nasce com o dente afiado pois ainda não sofreu os desgastes causados naturalmente pela oclusão ou pela alimentação.

Higiene dos primeiros dentes

Para bebês que são amamentados no peito exclusivamente, preferencialmente não se deve fazer nenhuma intervenção de higiene até o primeiro dente nascer. É importante que as imunoglobulinas que estão presentes no leite façam a proteção da boquinha, ajudando a reforçar o sistema imunológico do bebê.

Já para os bebês que utilizam fórmula ou outros alimentos, você pode utilizar uma gaze ou uma fraldinha limpa com um pouco de água para fazer a higiene. Passe levemente na língua, gengivas e bochechas.

Alimentação e os primeiros dentes

Evite introduzir o açúcar muito cedo, pois ele é um vilão na contribuição do crescimento dos dentes e para a saúde do bebê no geral. O ideal é evitar pelo menos nos dois primeiros anos de vida da criança para que ela se desenvolva de maneira mais saudável.

Uso de creme dental nos primeiros dentes

A hora de trazer para a rotina do bebê esse elemento é com o nascimento do primeiro dente. O Ministério da Saúde e a Associação Brasileira de Odontopediatria indicam que deve ser usado creme dental com flúor. No que se refere com a quantidade, você deve encostar levemente a pasta na escova e essa medida será suficiente para realizar o procedimento. O modelo de escova ideal são as de tamanho pequeno e de cerdas macias, para não machucar a boca do recém nascido.

Flúor

Apesar de algumas pastas de dente possuírem uma orientação em sua embalagem fazendo relação entre quantidade de flúor e idade, a recomendação é que você use no bebê pasta de dente com concentração mínima de 1100 ppm de flúor.

Não esqueça de visitar um dentista, mesmo antes ou depois do nascimento da criança, para tirar suas dúvidas. Só ele pode fazer o melhor acompanhamento e dar todas as orientações necessárias para você saber como lidar nesse momento importante para a vida do seu bebê. Acesse sorrifacil.com.br ou ligue 0800.600.3130 para saber mais.

Você pode assistir o vídeo completo com todas as orientações em nosso canal no Youtube:

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *