Quando somos crianças é muito comum termos problemas com a cárie. Isso acontece justamente pelo alto consumo de doces e da higiene sem supervisão. Mas será que somente as manchas escuras significam que temos essa doença? Acompanhe no nosso texto todas as explicações.

O que é cárie?

É uma doença que pode ser causada por três fatores. O primeiro é relacionado com a alimentação, principalmente o açúcar. O segundo é a bactéria streptococcus mutans, e por fim, a má higiene.

Sintomas da cárie

A cárie começa com uma mancha branca, deixando a superfície do dente mais áspera. Por isso, para solucionar esse problema é imprescindível recorrer ao dentista. Esse estágio ainda é reversível. Depois que houver uma cavidade é necessário um tratamento mais aprofundado.

Tratamento da cárie

No processo inicial, é possível realizar o uso do flúor e instruções de limpeza e alimentação. Mas em um momento mais avançado, se faz necessária uma restauração.

Prevenção da cárie

A limpeza correta é essencial para evitar esse problema. A escova deve ser adequada respeitando o tamanho da cavidade bucal. Também use fio dental, ou a escova interdental para remover os resíduos entre os dentes. Os enxaguantes aparecem como uma ótima opção para contribuir na remoção da placa. E por fim, invista na alimentação mais regrada e com menos açúcar.

Estágio avançado da cárie

Caso não seja tratada, a doença vai causar a infecção da polpa do dente. Isso é irreversível e a partir daí precisa ser feito o tratamento de canal. Se a cárie chegar a raiz do dente, é recomendada a extração.

Veja as orientações da Dra. Fernanda Molina.

Na dúvida, você conta com a Sorrifácil! Ligue 0800.600.3130 ou acesse sorrifacil.com.br. Aproveite e deixe o seu comentário aqui.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *