De nome curioso, o bruxismo é um hábito que pode ser realizado inconscientemente pelas pessoas. Sua repetição causa danos ao dentes, por isso é importante estar atento ao sinais. A Dra. Débora Grando (CRO/RS 25836) explica tudo que precisamos saber sobre o assunto.

O que é Bruxismo?

É uma prática involuntária de apertar ou ranger os dentes que é dividido em dois tipos: diurno e noturno.

No diurno as pessoas costumam pressionar a dentição. Enquanto isso no noturno, o ato se dá por ranger os dentes.

Causas 

Podemos destacar como motivos para esse hábito o estresse, problemas neurológicos, de interferência oclusal, mordida, ausência de dentes, entre outros.

Sintomas 

O bruxismo se caracteriza por causar dores de cabeça, no músculo da mastigação, dores nas articulações. Outra questão que devemos ficar em alerta é o desgaste dentário, principalmente os anteriores, superiores e inferiores.

Tratamento 

Acha que pode estar com bruxismo? A primeira coisa a fazer é procurar um dentista pois ele dará o direcionamento certo para você, oferecendo o suporte para encontrar a solução. Caso necessário, o profissional pode indicar as placas miorrelaxantes, também conhecidas como placas de bruxismo. Elas distribuem melhor a força da mastigação e diminuem a tensão muscular. Isso garante conforto ao paciente na hora de dormir.

Consequências 

O não tratamento do bruxismo leva à perda, desgaste excessivo e sensibilidade nos dentes.  

Prevenção 

A tradicional consulta ao profissional é a melhor saída. Realize com periodicidade de pelo menos 6 em 6 meses, visando manter sua saúde bucal em dia.

 

Então venha tirar suas dúvidas com um de nossos dentistas acessando sorrifacil.com.br ou ligue 0800.600.3130. 

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *